terça-feira, 24 de julho de 2007

Por dentro da Gravidez

Bom dia Meninas...olha o que eu achei sobre o corpo na gravidez....impressionante né ????

1-Placenta É o órgão responsável pelo fornecimento de nutriente e oxigênio para o feto através dos vasos maternos.A placenta surge no momento em que o embrião se fixa no endométrio, a partir de células presentes no complexo do pré-embrião.Depois do terceiro mês,também tem função de produzir estrogênio e progesterona, hormônios que mantêm a gravidez. Logo após o parto, ela se descola e é descartada.
2-Líquido amniótico Produzido pelas células da placenta e da membrana que recobre o embrião, o líquido está presente desde o início da gravidez a fim de proteger o feto de possíveis agressões. É resultante de uma mistura do líquido produzido pelas membranas da bolsa d'água e urina do bebê.Nele são jogados os dejetos (urina e secreções broncopulmonares do feto) que são filtrados pelo útero e pela placenta e seguem, então, para a corrente sanguínea da mãe para serem eliminados pela urina.
3-Endométrio Tecido que recobre a parede interna do útero e recebe o embrião como uma espécie de ninho cinco a sete dias depois da fecundação, que acontece nas trompas.Também é responsável pelo suprimento de vascularização (veias e artérias) para nutrir a placenta, o cordão umbilical e o bebê. Ele é formado em todos os ciclos menstruais da mulher para receber uma possível gravidez.
4-Cordão É formado por uma artéria, duas veias e uma substância gelatinosa. Como é continuação da placenta,o cordão faz a ligação entre ela e o bebê,e já no oitavo dia de gestação é possível ver o broto do cordão umbilical.Na hora do parto,o bebê está ligado ao cordão,que é cortado pelo médico e,então,puxado fazendo com que a placenta se descole.
5-Bolsa É uma película que se forma a partir da placenta e mantém o líquido amniótico.Quando as contrações iniciam, ela se rompe e o líquido é eliminado acelerando o trabalho de parto. Ela pode, também,ser rompida artificialmente pelo médico.
6-Feto Começa com a fecundação de uma célula feminina e uma masculina que vai se multiplicando aceleradamente.Cada uma delas tem potencial para se tornar um determinado órgão.Das células diferenciadas do pré-embrião (proveniente da fecundação) são originadas a placenta,o cordão umbilical e o bebê.
7-Colo do útero É a parte mais baixa do útero feita de um tecido fino e elástico. O colo do útero sofre dilatação durante o trabalho de parto devido a pressão do bebê e se abre até atingir 10 cm, permitindo a passagem dele.
8-Tampão Há uma espécie de muco no colo do útero que permite os espermatozóides sobreviverem até alcançar o óvulo. A progesterona produzida na gestação o coagula e forma o tampão a fim de evitar que outros espermatozóides cheguem ao óvulo já fecundado. Instalado entre a vagina e a cavidade uterina, serve também para proteger contra a entrada de bactérias.No trabalho de parto ou dias antes, o útero elimina o tampão devido às contrações e sinaliza a primeira etapa da abertura do colo do útero.

bjs

3 comentários:

Tamires & Rebeca disse...

No topo.... rsrs

É, msm é muito impressionante ver as mudanças q ocorrem no nosso corpo durante a gestação...

Em relação a arrumação do quartinho da Rebeca eu estou bem atrasada msm, mas por mim tb ja estaria td arrumado, mas como q eu ia arrumar s/ o berço, o guarda-roupa e a cômoda??? rsrs
O enxoval ja esta todo comprado, agora é so começar a lavar e a arrumar.... ai ñ vejo a hr de começar logo!

E o Rafinha como está???

Bjinhos meu e da Rebeca!!

NINA E NATHAN disse...

é sempre muito bom sabermos o que acontece com nosso corpo, entendermos melhor as mudanças, né?
e vc, como tem passado? e o rafinha?
tenham uma linda semaninha!
bjoks

Danielle disse...

Oi Raquel,

adorei as informações.
Olha qto ao meu mal estar pior q nem cheguei comer a pizza o que fez mal foi o suco de tangerina mesmo.
Mas agora to bem. Coloquei fotos no blog. Passa lá.
beijos nos dois.

Lilypie 2nd Birthday PicLilypie 2nd Birthday Ticker