segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vencendo a preguiça





Meus dias são tão corridos que a noite só tenho preguiça e vontade de comer e assistir minhas séries preferidas...mas vamos tentar atualizar o cabtinho do Rafa

Aniversário
O Rafinha tava super empolgado com o niver dele, ele escolheu o tema do backyardigans , aí dessa vez não foi em Buffet, eu contratei um kit festa e aluguei a decoração, minha mãe me ajudou e deu a mesa de doces, minha prima Renata fez as sacolinhas e a decoração da mesa..e foi numa associação na beira da represa...uma delicia
O Rafa amou e na semana do niver tava tão empolgado, não parava de falar dos doces e dos presentes
Esse niver ele ganhou bem mais brinquedos...o preferido foi da tia Paty e do tio Marcos...um lava rápido...enfim tudo de bom...a carinha dele de feliz não tem preço


Desfralde
Faz dois meses que o Rafinha saiu das fraldas, as vezes ele esquece, mas bem de vez em quando, o intestino esta uma maravilha e já até parou de tomar os remedios...faz coco 1 vez por dia e pede pra usar o redutor de assento. No soninho da tarde ele tb não usa mais a fralda....tá um mocinho

Comportamento
O Menino é um papagio e esta melhorando cada vez mais seu vocabulario, conversa do jeito dele...uma graça
Danado como qualquer menino, ele corre, pula, sobe em tudo...pura energia, ama brincar com o irmão e seus carrinhos
Tenho dado uma palmadinhas pois ele tá muito respondão...me manda ficar quieto, fala que é feio..mas estou aprendendo o lance de repreender

Ele ama os seus cachinhos, da ultima vez eu tinha cortado e ele não gostou...agora cresceu e ele fala pra todo mundo CACHIN VOTO hehehe

Tá na fase de fazer tudo que o pai dele faz...se o pai tira o tennis ele tb quer...e é assim com o Matheus tb
Vcs acreditam que teve um dia que o Matheus bateu a cabeça e eu fui passar pomada e o Rafa pediu pra passar na dele tb...eu disse que não precisava...aí o Rafa me pega e bate a cabeça de verdade na parede e falo...Mamãe agora passa mada uhahuauha

DIFICULDADE
O Rafa sempre dormiu bem e cedo e sozinho...de uma semana pra cá ele fala que está com medo e quer que eu fique com ele na cama ou ficar na minha cama...e de madrugada acorda e quer dormir comigo
Deixei uns dias e tentei voltar a rotina..não deu certo, já tentei tudo e até briguei com ele, espero que isso se resolva logo, pois ele anda acordando o Matheus e me deixando louquinha
Vou deixar anotado a rotina dele e do Theuso( é assim que ele chama o Matheus)


7h30 - acorda e toma leite com Nescau, aveia e Mel
8h- Ficam no quarto assistindo tv e brincando ( enquanto isso eu arrumo a casa)
9h - Brinco com os dois e canto musiquinha
9h30- Soninho do Theuso- O Rafa assiste um DVD
10h - Faço alguma atividade com o Rafa como pintar, brincar de massinha ou de algum jogo
10h30- Theuso acorda e damos um passeio no parquinho ou ficam no quarto brincando
12h - Almoço ( as vezes o papai deixa pronto pra gente)
12h30- Assistem Tooh Pudle enquanto eu arrumo a cozinha
13h- Hora do Soninho e leitinho(antes de dormir o Rafa geralmente faz coco)
15h- Acordamos e tomamos afé da Tarde - Iogurte ou yakult
15h30- Brinco com eles, leio um livrinho
16h -Assistimos Milly e Molly
16h30 Damos uma volta no condominio quando não está chovendo
17h30- Jantar
18h- Banho do Theuso ( Rafinha me ajuda)
18h30- Assistimos PROCURANDO NEMO OU A GALINHA PINTADINHA
19h- Hora de dormir do Theuso
19h10- Tomo banho com o Rafa (as vezes ele faz mais um coco)
19h30- Assistimos peixonauta e o Rafa toma um leitinho ou as vezes entramos no site do Discovery kids
20h- Hora de dormir do Rafa

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desfralde







Vi em muitos blogs que as mamaes começam o desfralde por volta dos dois anos, então comecei semana passada e está dando certo, hoje por exemplo nenhum xixi fora do vaso, tenho usao o redutor de assento, as vezes o Rafa pede, outros eu levo quando ele começa por a mão no pipi...a noite ainda coloco, mas no soninho da tarde nem precisa mais

O coco ele desde cedo fazia no pinico, agora usa o vaso mas ainda tem sido dificil, já mudei a alimentação,uso mel, aveia,ameixa.... estamos fazendo tratamento com a Gastro, mas tem dias que o coco sai gigantesco e o Rafinha fica com medo né....descobrimos que se ele come chocolate ajuda , emtão eu dou um pedacinho por dia.

Falando de comida...tem semana que o Rafa come bem, mas anda rejeitando as frutas, só no suco, mas o danado adora um suco artificial, legumes misturado na comida ee come, mas ele gosta mesmo é de leite, conversando com outras mães vi que é fase

O Rafinha é um tagarela...fala tudo e não para, tem hora que dá vontade de dizer...tá bom Rafinha...chega...mas é claro que não faço isso , no fim eu amo essa conversação toda

De novidades legais ...o Rafinha está super empolgado com a festa, esse ano vou fazer numa chacara (presente da vovó Marcia...junto com a mesa de doces), aluguei a decoração com o tema do backyardigans...o meu guri que escolheu) e comprei um kit festa para 50 pessoas...com dois bebes em casa nada de muito trabalho né, vai ser dia 29

O sono do Rafa continua uma beleza, ele não dá um pingo de trabalho,ponho ele na cama, faço oração e saio do quarto...geralmente por volta das 20h...e acorda lá pelas 7 da manha...depois do almoço tira um cochilo de 2 horas, da 13 as 15

Lembrei de uma engraçada do Rafa, hoje fomos com os avos comprar os doces para a sacolinha surpresa e o Rafa queria levar uma bala que era muita dura e meu pai falou

SOLTA RAFINHA ESSA BALA QUE TE DOU UM SORVETE BEM GOSTOSO
Rafinha fala
Sota vovo baua...vovo chato..

huahuahuauha, segurei pra não rir

Outra do Rafinha...ele tava com o cabelinho maior, em cima com varios cachinhos, eu fuir cortar e a mulher errou e teve que passar maquininha em tudo...ficou carequinha ..ele falava

MAMAE MIU CACHIN AFA(mammae sumiu os cachinhos do Rafa)

Vou deixar umas fotinhos dos irmãos juntos

beijos e qualquer novidade eu apareço

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ainda Viva



Ufa...consegui depois de 4 meses sem postar

A vida agora é muito corrida. cansativa e maravilhosa...eu tb fiquei sem computador e agora estou de volta

Nesses 4 meses o Rafa cresceu muito, tá obediente, tem dias que precisa ficar de castigo, mas no geral é um amor, pegou sua primeira infecçao de ouvido e garganta,teve que tomar antibioticoa, teve uma fase que não queria comer nada, mas tb está melhorando....e fala, fala muito esse garoto...já forma frases, fala que me ama, tem suas proprias vontades e está mais do que ansioso com a sua festa de aniversário

Ama ficar com o seu irmão, protege e as vezes bate...mas é normal

Vim só dar o ar da graça, vou ver se vou atualizando aos poucos e deixar tudo registrado do crescimento dos meus principes

Como fala o Rafinha...Tchau,Deuso (tchau,fica com DEus)

fuiiii

terça-feira, 21 de julho de 2009

tá dificil

gentem tá díficil atualizar...acabei de vir do blog do Matheus a preguiça bate mesmo...é uma correria só...mas vale a pena

o Rafa vive no 220...tá uma figura ...imita a gente em tudo...dança, canta faz gracinha, dança...manda beijo, dá bom dia pra todo mundo....faz carinho no irmão...mas tb tem seus dias de birra, joga as coisas no chão, bate, puxa cabelo....mas consegui achar uma ótima solução...castigo na cadeirinha...pensar 1 minuto

Eu comprei uma mesa e cadeira de plastico, que serve pra ele brincar, pintar e tb a cadeira deixo no canto e quando ele não me obedece deixo ele de castigo e tem funcionado

Falando na mesinha...foi ótima ele tem comido melhor e usamos muito pra fazer arte com o Mister Maker...uma beleza...queria falar tanta coisa....mas preciso descansar

ULTIMAS ENGRAÇADAS DO RAFA

Papai brigando com ele pra sair de cima do bebê....ele olha e fala

_ Calllllllllllllllllllllllllll -...siginifica calma...eu falo assim com Matheus

Teve um dia que o Rafa jogou um brinquedo no Matheus...depois fui contar pro Marcio e meu marido falou..é verdade Rafinha...e ele

_ Nenem, carro, dodoi

Papai fala : que feio Rafinha

e ele fala com a maior cara lavada

_ Pastel.....tinta

Dando uma de João Mané huauhahuauha...só meu filho mesmo

sono tá uma beleza...ele dorme sozinho e parou de acordar a noite...dorme ás 21h e vai até as 7h....tá uma beleza

O Matheus acordou...vou deixar fotinhos e talvez apareça semana que vem...pois meu computador tava quebrado tb

obrigada pelas visitas
















sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sono

Comecei essa semana e está dando certo....postando rapidinho porque estou com o Matheuzinho no colo...o Rafa tá dormindo..seguindo as instruçoes abaixo



Estabelecer um ritual é o primeiro passo para estimular o sono da criança
Tatiana Pronin

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/06/02/ult4477u1703.jhtm


Colocar o filho na cama é um martírio para uma parcela grande de pais. A criança barganha até o último minuto para ficar na sala, reluta para ficar sozinha no escuro ou levanta no meio da noite, pedindo companhia. Nessas horas, por cansaço, a vontade que dá é dividir o cobertor com o pequeno, o que é um erro, segundo especialistas.
Deixar a criança dormir com ursinho ou boneca é um costume bem-vindo: o brinquedo passa a ser associado ao sono
e vira substituto para a presença dos pais

Ensinar a criança a dormir sozinha é uma arte e inclui uma mudança na dinâmica da família toda, como afirma o pediatra e especialista em medicina do sono Gustavo Moreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E o termo, ele diz, é realmente "ensinar", " e não 'fazer' a criança dormir", esclarece.

A dificuldade tem origem nos primeiros meses de vida. Em primeiro lugar, não há luz na barriga da mamãe, portanto é natural que leve algum tempo até relacionar o sono ao período da noite. Além disso, o bebê é acostumado a dormir no colo da mãe, depois de mamar, e habituar a criança a dormir sozinha, mais tarde, vira um desafio.

A principal regra para que a criança durma sem sofrimento é estabelecer um ritual. Isso significa que, pelo menos uma hora antes de dormir, é preciso puxar o freio e diminuir o ritmo da casa. Então é preciso definir um roteiro, que será repetido toda noite, inclusive nos fins de semana: ir para o quarto, colocar o pijama, ir para o banheiro, escovar os dentes, dar um beijo nos pais e deitar, não necessariamente nessa ordem.

"A criança deve ser colocada no berço ou na cama acordada", ensina o médico. Contar uma história ou cantar uma música são práticas úteis para estimular o sono. Mas é preciso estabelecer limites, pois o filho sempre pede mais.

Deixar a criança dormir com um ursinho ou boneca é outro costume bem-vindo, segundo Moreira. "O brinquedo passa a ser associado ao sono e vira um substituto para a presença dos pais", comenta. O leitinho antes de dormir também pode ajudar, mas é fundamental que a criança escove os dentes depois, mesmo as menores.

O ambiente também conta para evitar problemas: "Não pode haver nenhum eletroeletrônico no quarto", diz o médico. Se houver a necessidade de manter alguma luz acesa, porque a criança tem medo do escuro, a lâmpada azul, de intensidade fraca, é a opção mais indicada, para não prejudicar a secreção da melatonina, o hormônio do sono.

Outro ponto importante é o horário. O especialista enfatiza que a criança tem que estar na cama antes das nove da noite. "Dormir além desse horário pode até aumentar o risco de obesidade", alerta.

Se a criança levantar no meio da noite e for até a cama dos pais, é preciso ser firme e levá-la de volta ao quarto. "Todo mundo acorda no meio da noite, vira para o lado e volta a dormir. Isso é o que a criança precisa aprender a fazer também", diz o médico. "Se os pais forem seguros, ela vai obedecer", garante.

Doenças do sono
Algumas doenças podem prejudicar o sono dos pequenos, por isso fique atento se seu filho ronca. Isso pode ser um indício de apneia do sono, síndrome caracterizada pela interrupção da respiração e afeta cerca de 2% das crianças. Ao contrário dos adultos com o problema, que apresentam sonolência diurna, os sintomas mais comuns nos pequenos são irritabilidade, falta de atenção e baixo rendimento na escola.

Em geral, a apneia infantil é tratada com uma cirurgia simples para retirada das amígdalas e das adenoides. Embora a ideia preocupe os pais, nesse caso é uma questão de custo-benefício: "A apneia pode resultar em alterações cardíacas e cerebrais", justifica o especialista.

Outro problema comum é a respiração bucal, síndrome que ocorre em cerca de um quarto das crianças e que pode prejudicar o desenvolvimento. Se o problema for constante, é recomendável procurar um especialista.

Já o sonambulismo, comum na infância, em geral não exige tratamento, a não ser que ocorra todas as noites. Mas lembre-se de proteger a criança de possíveis acidentes, com precauções como tirar objetos pontiagudos do quarto, colocar grade na janela e portão na escada.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

1 ano e meio de Rafinha

RAFINHA COM 1 ANO E MEIO

http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/primeiros-passos/18-meses/o-que-um-bebe-de-um-ano-e-meio-consegue-fazer/

O que um bebê de um ano e meio consegue fazer?
Um ano e meio é aquela fase em que costumamos dizer que a “pilha” deles não acaba nunca. Os bebês com essa idade são agitados e não param quietos nem um minuto.

Quanto mais habilidades eles ganham, maiores as travessuras. Seu desenvolvimento motor permite saltar sobre os dois pés, andar quase correndo, subir e descer escadas, ficar sentado sozinho em uma cadeira. Brincando, consegue puxar um carrinho pela corda, fazer uma torre com 3 ou 4 cubos, rabiscar uma folha de papel.

A sociabilidade da criança de 1 ano e meio é grande. Ela começa a buscar sua autonomia e insiste em realizar sozinha algumas tarefas como segurar o copo d’água, buscar um brinquedo na prateleira, tirar o sapato. Por outro lado, requer a participação da mãe em todas as suas atividades.

Já a convivência com outras crianças é complicada. Eles acreditam que outros bebês são como os seus brinquedos e insistem em puxar, empurrar, bater, agarrar, morder. Fazem isso não para maltratar, mas para se divertir.

Conseguem entender mais palavras do que falar. Emitem apenas umas 10 palavras, mas conseguem compreender mais do dobro disso.

Nessa fase, os bebês começam a atender aos pedidos dos pais. Se disserem para a criança abrir a boca bem grande para escovar os dentes, eles abrem. Se mandarem parar de bater no amiguinho, eles param. Com um ano e meio eles já estão maduros o suficiente para receber ordens básicas. Ter disciplina nessa etapa é fundamental para seu futuro, pois nessa idade é criada a base da educação da criança. Desde cedo eles precisam ter maturidade para respeitar e obedecer às ordens básicas.



O RAFA ESTÁ ASSIM MULTIPLICADO POR 3 huahuahuahua, é muito díficil manter uma linha par educar, quero evitar as palmadas e gritos, pois sei que nessa fase a criança aprende por repetiçao e observação...mas as vezes eu perco a paciencia com as manhas e birras, mas sei que é normal e uma hora vai passar

Vou deixar uma fotinho do Rafinha usando o pinico ( agora ele usa quado quer) e de pijaminha...a hora do sono eu falo no proximo post e comendo pipoca na casa do vovô







quinta-feira, 21 de maio de 2009

Irmão mais velho

O Matheus nasceu...novidades no blog dele ( link ao lado)
O Rafinha superou todas minhas expectativas, ficou bem com o pai e os avos quando eu fiquei no hospital, foi me visitar, na hora de ir embora me dava tchau e nem chorou....um mocinho

Em casa ele demonstou carinho e proteção em relação ao bebê...ele fala nenem e quando o Matheus chora ele me chama e fala...nenem, mama...que gracinha já sabe que o irmão tá com fome...ama fazer carinho, principalmente no cabelo do Matheus e quando fui na igreja ele não deixava ninguem chegar perto

Foi bom que ele desgrudou um pouco de mim e grudou no pai, eu tenho dar o máximo de atenção pra ele e acho que estou me virando bem...nossa rotina está quase a mesma.

O Rafa tá quase pulando e correndo, fazendo mil e umas gracinhas, falando tudo e até fazendo frases com 2 palavrinhas...tipo Tchai mamãe, ama comer pizza na casa do vovô e como ele fala..pizzi

Deixar uma fotinho do meu pimpolho no dias das mães !!!

Vou tentar atualizar sempre que possível