domingo, 28 de outubro de 2007



De um lado, há um forte movimento a favor do parto normal por parte da sociedade e de instituições. De outro, os palpites de amigas que fizeram cesáreas e acharam a maior tranqüilidade. E a grávida, no meio dessa história toda, fica perdida. Será que é melhor pedir para o obstetra já marcar uma data ou esperar que a gravidez siga seu ciclo normal? O primeiro passo para resolver essa angústia é confiar no médico para ter a certeza de que ele realmente vai indicar o que é melhor para você e para o bebê. É certo que há um exagero no número de cesáreas realizadas. "A falta de informação cria temores nas mulheres que sentem medo da dor e de não conseguir fazer força na hora certa", opina Daniela Buono, jornalista e uma das fundadoras do grupo Parto do Princípio (www.partodoprincipio.com.br), que tem como objetivo lutar pela melhoria das condições de atendimento ao parto no país. Por outro lado, segundo o obstetra Abner Augusto Lobão Neto, coordenador do Serviço de Pré-Natal Personalizado da Universidade Federal de São Paulo, os médicos têm sua parcela de culpa por falta de preparo em fazer partos normais e pelo desinteresse em passar horas acompanhando uma única paciente. Aqui você ficará conhecendo melhor os dois métodos para poder discutir com seu médico e chegarem a uma boa escolha.

*Quem pode ter parto normal?
Todas as mulheres estão aptas a um parto vaginal. É uma capacidade do organismo feminino, que fica impossibilitado apenas quando há algum problema de saúde com a mãe ou com o bebê.

*O que define se um parto será cesárea ou normal?
O parto vaginal não deve ter indicações, pois é fisiológico. É a via natural do desfecho de uma gravidez. Já a cesárea deveria ser uma opção apenas em casos em que o parto normal não foi possível, como uma grande desproporção entre o tamanho do bebê e da mãe.

*É o médico quem deve determinar, sozinho,qual será o tipo de parto?
De jeito nenhum! Essa decisão deve partir, primeiramente, da mulher.O médico só deve intervir sugerindo a cesárea caso note que clinicamente o parto normal será prejudicial.

* Quais os argumentos errados usados por alguns médicos para justificar a cesárea?
Muitas mulheres fazem cesariana contra a vontade e acabam frustradas por não saber se o sonho do parto normal era realmente impossível. Por isso, é importante conhecer dois mitos defendidos por certos médicos que podem interferir na decisão da paciente:
-Mito: falta de dilatação antes mesmo de a mulher entrar em trabalho de parto. Muitas vezes a dilatação evolui apenas momentos antes do nascimento.
-Mito:a cesárea com hora marcada ajuda na programação da família e facilita a internação.Mesmo no caso da cesárea, deve prevalecer a vontade da natureza e a do bebê para determinar o momento.

E quando a cesárea é realmente indicada? Em apenas alguns tipos de situações. São elas:
• Sempre que houver uma grande desproporção entre o tamanho do bebê e a bacia da mãe. Isso ocorre em menos de 3% das gestações.
• Se já tiver sido submetida a mais de duas cesáreas anteriores.
• Hemorragia no final da gravidez causada pelo descolamento da placenta.
• Se o nenê estiver em sofrimento fetal (sem oxigênio) durante o trabalho de parto e a mulher ainda não tiver mais do que 5 centímetros de dilatação.
• Em quadros graves de mães com diabetes, cardiopatias e doenças reumáticas, como o lúpus, e grávidas portadoras do HIV. A chance de transmissão do vírus da aids para o nenê cai 50% em relação ao parto normal.
• Se a posição da criança dentro do útero indica um parto complicado, como quando ele está sentado.

*No parto normal também é possível utilizar a anestesia?

Dependerá do tipo de parto. Na cesárea, obviamente, a anestesia é dada logo antes do início da cirurgia. No parto vaginal, a analgesia é dada caso a gestante não esteja tolerando as dores e já exista uma boa dilatação (acima de 7 centímetros) e que o bebê esteja em posição adequada para o nascimento.

*Cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê é motivo para indicar a cesárea?
Não.Cerca de 20% dos bebês apresentam o cordão umbilical enrolado em alguma parte do corpo e isso não provoca nenhum tipo de mal ou prejudica o nascimento. Ele se desenrola durante o parto. Só há problemas com o cordão umbilical quando ele apresenta algum defeito de formação.Mas isto é raríssimo.

*Como é a recuperação do parto normal?

Cerca de cinco horas após dar à luz a mulher já consegue se movimentar sem auxílio. Ela também quase não sente dor, porque não sofreu cortes em estruturas internas. Pode perceber apenas um incômodo na região do períneo.

* Quais as desvantagens físicas do pós-cesárea?
A recuperação é lenta e, algumas vezes, dolorida. Estudos recentes também mostram que o risco de depressão pós-parto é até três vezes maior na cesárea. Bebês que nascem de cesariana com hora e data marcada podem ser prematuros, pois não há garantia total de que o médico tenha acertado nas contas em relação ao dia do nascimento.

*Com a cesárea, é maior o risco de infecção?
Sim. Por causa da intervenção cirúrgica os riscos de infecção são bem mais elevados A média é de 19% no parto normal contra 67% na cesárea.

*É importante a ajuda do marido no dia?
O futuro papai pertence à gravidez. Para algumas mulheres, essa cumplicidade dá conforto e segurança, pois elas precisam de muito apoio para enfrentar as dificuldades inerentes ao momento.

*Como o parceiro pode ajudar?
De inúmeras maneiras.Muitas vezes, a simples presença já faz toda a diferença.Mas ele pode ainda auxiliar a mulher nas respirações, passear com ela pelo quarto enquanto a diltação evolui, conversar. Uma excelente tarefa para o pai nesse momento é fazer massagem na mães, um ato de carinho que também alivia a dor e dá segurança.

NA PROXIMA CONSULTA TALVEZ A MÉDICA DEFINA...POR ENQUANTO A OPÇÃO É PARTO NORMAL...MAS O IMPORTANTE É NA HORA CERTA O RAFA VIR AO MUNDO

15 comentários:

Adriana disse...

Adorei seu post. Antes de engravidar sempre dizia que queria cesaria, depois que engravidei não tinha duvidas de que queria parto normal. Mas, como já escrevi lá no blogger pelo meu desnivel de bacia deve ser cesária mesmo e estou me preparando psicologicamente para isso. masno fim, o que vale mesmo é que o bebe venha da melhor maneira, sem sofrimento.
bjsssssssssss

Anônimo disse...

Olá,
Passando pra saber das novidades..
Gostei desse post.. lá atraa tbm escrevi um post falando sobre tipos de parto. E se correr tudo certinho, se Deus quizer vai, eu quero o meu normal.
Boa Sorte..e bjo pra vcs!!

Aliane Alves disse...

QUE PESQUISA HEIN? GOSTARIA DE PARTO NORMAL, TB... MAS POR MOTIVOS QUE ESCREVI NO POST DE HJ, NÕ VAI SER POSSÍVEL, MAS ESTÁ COMO DEUS QUER, O LUCAS COM MUITA SAÚDE!!! ISSO É O QUE IMPORTA.. E VCS? ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM TB! BJS!!

Anônimo disse...

Oiee...gostei do post...mas pra ser sincera ainda não pensei seriamente no assunto...Vou deixar pra mais pra frente...Mas...Acho q. vou mais pro lado da cesárea...Não sei, talvez ainda mude de idéia..Vamos ver...Bjoss pra vcs!

Unknown disse...

Parabéns. Um filho é um presente de Deus.
Eu e meu esposo estamos orando para que possamos ter condiçoes de ter um filho em breve.
Que Deus te ilumine e te mostre o melhor caminho, o melhor tipo de parto.

Angel disse...

é, eu tô esperando... se ele vier ao mundo por parto normal, ficarei muito feliz, se não der, ficarei feliz por ele estar vindo ao mundo!!
enfim, felicidade é o q importa né!
beijoca

Alê disse...

Aff amiga,nem me fale.
Por causa da lombar acho que vou optar pela cesariana.
Dia 05 tenho consulta, vamos ver...

Bjs,

Anônimo disse...

Oi amiga...
Realmente a decisão sobre o parto é meio complicada... eu estou num empasse, pendendo pra cesárea, mas não por conveniência, mais por medo de chegar as festas de natal e ano novo, não encontrar a médica e ter que pegar um plantonista qualquer, que nunca vi na vida... mas vamos ver ainda. Na próxima consulta vou entrar no assunto pra ver como será.
Mil beijos e uma semana muito mais do que maravilhosa.

Anônimo disse...

Raquel, realmente falar sobre o parto é bem relativo, e que seja sempre feito o melhor tanto para a mae qto para o filho, fica tranquila qto a isso, o seu Rafinha vai nascer essa é a certeza e será no momento dele, dará tudo certo, vamos entregar pro Papai do Céu tomar conta que a nossa parte a gente faz neh?!!rsss Beijinhos em vcs!!

Anônimo disse...

Eu sou adepta ao parto normal eu fiz amei achei lindo nao vou dizer que nao doeu nada pois seria mentira mais é suportavel e até mais saldavel para o bebe, acho que cesárea só em caso de emergencia pergunte a opinião da sua GO e decida o que for melhor pra vcs estarei torcendo bjinhos e uma ótima semana.

Luciana Pessanha disse...

Oi! Vim retribuir a visita. Que bom conhecer seu cantinho!
Meu parto ter� que ser cesariana devido aos riscos.
Apare�a no cantinho do gabriel sempre que puder.
Muita sa�de e vida para voc� e para o rafinha. Que ele venha cheio de sa�de!
Beijo e carinho

Luciana Pessanha disse...

Oi! Vim retribuir a visita. Que bom conhecer seu cantinho!
Meu parto ter� que ser cesariana devido aos riscos.
Apare�a no cantinho do gabriel sempre que puder.
Muita sa�de e vida para voc� e para o rafinha. Que ele venha cheio de sa�de!
Beijo e carinho

Anônimo disse...

� ele mesmo, rsrs.

Bjs,

Danielle disse...

Oi Raquel,

adorei a matéria, eu já decidi por PN, mas só Deus sabe né? Vou atualizar blog agora. bjssss

Ju mãe de dois disse...

Oi Raquel, tenho pensado bastante no parto! No início só pensava em PN, agora já cogito uma cesária! Mas, vou deixar chegar mais perto e ouvir a opnião do médico pra decidir.

bjos
Juli

Lilypie 2nd Birthday PicLilypie 2nd Birthday Ticker